BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma visão realista sobre "animes"

Tô de saco cheio de censurar argumentos tipo "bakas" referentes ao texto fauna urbana, então pra acabar com o mimimi decidi listar aqui os motivos pelos quais creio eu  que "anime" é uma merda defecada por uma lombriga que já estava numa merda.
1-As premissas:
A merda começa pelas idéias básicas: Robôs, Alienígenas, Robôs-alienígenas caderninhos onde quem teve o nome escrito da  um piriri e morre, nerds que se apaixonam por garotas retardadas e mandonas, romances adolescentes "fofos", muita melação, heróis de cabelinho espetado salvando o mundo, heróis de cabelinho espetado salvando o universo e histórias futuristas super-clichê. O mundo dos desenhos japoneses é caracterizado pelas premissas ridículas e pela total falta de criatividade dos escritores. Eles apenas copiam quadrinhos/desenhos ocidentais (e os tornam piores)e copiam outros "animes"/"mangás". no fim todos os animes/mangás são um mashup de clichês deles mesmos. Imagine como o mundo seria se todas as pessoas fizessem a mesma coisa (imagine se todos fossem pilotos de corrida), imaginou? Quem iria  plantar e cultivar os  alimentos? Criar gado? Médicos? No mundo mongolóico concebido pelos zé-buceta que escreveu naruto TODAS AS PESSOAS QUE APARECEM SÃO "NINJAS" (apesar de não se esconderem nas sombras, nem serem assassinos contratados, e sim USAR GESTOS COM AS MÃOS PARA FAZER COISAS COMO INVOCAR TEMPESTADES DE AREIA). ISSO É O CUMULO DA IMBECILIDADE. Mas não é 10% das mongolices presentes nos  desenhos enlatados do japão.
2-Os personagens:
De novo eles caem nos próprios clichês. Na maioria das vezes  temos apenas estereótipos totalmente infantis e mal-construídos. Em 100% dos animes não há profundidade/complexidade nos personagens, cada personagem foca apenas UMA característica comportamental. É como um robô programado para sempre reagir  do mesmo jeito. Alguns chegam ao cumulo de simplesmente não terem objetivo nenhum na historia e aparecerem apenas por aparecer, ou pra tomar uma surra de alguém. No visual temos o de sempre: Geralmente o personagem principal tem o cabelo espetado, falam muita merda, tem alguma obsessão (que é o que geralmente dá gás à trama, sim, a trama gira apenas em tornno do objetivo de uma pessoa na maioria das vezes, ou impedir que algum vilão tosco e megalomaníaco destrua/conquiste o  mundo). Há  poucas variações mas no geral a ideia é SEMPRE essa. Temos também a coadjuvante feminina que  fica sempre no chove-não-molha com o personagem principal e  o acompanha. Temos também os amigos deles, os "mocinhos". Geralmente há um carinha caladão de cabelo diferente, "forte" e arrogante (na maioria das vezes um anti-herói que antes era  inimigo), uma mocinha "fofa" que está sempre falando merda e não influi em porra nenhuma na trama (se bem que a trama é sempre focada no objetivo do personagem principal). Os personagens não tem personalidade. Cada um só pensa em UMA coisa. são previsíveis, clichê e sempre gritam NÃAAAAAAAAO quando alguém que eles gostam morre na frente deles. Alguns animes chegam ao  cumulo do retardo mental e da falta de  argumento entre os personagens, coisa que abordarei mais adiante quando  chegar a parte  do roteiro em si.
3-O roteiro/argumento:
Se as premissas são uma merda, os personagens são vazios o que esperar do "fluir" da coisa em si? Espere diálogos idiotas, que tratam o espectador como idiota, um roteiro que vai além da mediocridade e TODOS os personagens geralmente falam da mesma maneira. Não há distinção como sotaques, cacoetes, manias de usar uma palavra/frase, etc. A idiotice chega ao cumulo quando os personagens explicam TUDO uns aos outros. Imagine a cena: A sua mãe pede pra você trocar uma  lâmpada, então do nada ela explica que o bulbo da lampada foi danificado pela alteração da corrente de ar e um monte de merda DESNECESSÁRIA, daí em vez de trocar a lâmpada você explica passo a passo o que vai fazer nos mínimos detalhes desde a cor da cadeira que vai pegar pra subir até quantas voltas dará ao rosquear a lâmpada. É mais ou menos assim que flui a narrativa: Um monte de "robôs" que falam do mesmo jeito e explicam cada merda que irão fazer (especialmente nas cenas de "luta"/ação). Quem assiste anime já é tratado como idiota pelo escritor. Uma coisa enfadonha, vazia, cheia de interlúdios e explicações desnecessárias. Em defesa alguns otakus irão  refutar falando sobre as cenas de  ação. Pois essa é a cereja que coroa o bolo, ou melhor: O milho que coroa a merda.
4-As cenas de  "ação":
Esses são os clichês mais retardados dos animes. Em todos os "animes" os personagens PARAM, FALAM o golpe que irão usar, dizem o efeito que o tal golpe irá fazer, e se for um vilão soltará uma risada e dirá que ninguém nunca sobreviveu ao tal golpe. Daí segue-se uma seqüência tosca do tal golpe e o outro personagem defendendo ou tentando desviar. algumas vezes o tal golpe atinge e ele fica  todo fudido mais vivo. Outra cena clichê é do mocinho usando um golpe no vilão que não sente nada e  ri da cara do paspalho (geralmente acompanhada da frase "impossível!!!!11!"). E assim sucessivamente. Tô de saco cheio de escrever e já deu pra pegar a ideia, não? Depois volto e edito essa merda. com um post definitivo.

0 Desocupados comentaram esse post: