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sábado, 2 de janeiro de 2010

Automobilismo - O Grupo B

É isso aí gente, primeira postagem do ano e minha também. Sou o Walmor e espero que possamos nos divertir muito aqui...no momento não tenho muito pra falar, então vou sair um pouco do punk; se vocês não se importarem, claro.
Por ser muito fã de carros, corridas e afins, vou começar falando sobre o Grupo B do WRC, que fez muito sucesso nos anos 80 com máquinas absurdas como o Audi Quattro S1 (abaixo), o Lancia Delta e até lendas de outras categorias como Ferrari 288 GTO e Porsche 959.



O Grupo B surgiu em 1982 como um substituto ao antigo Grupo 4 e 5, de carros modificados e protótipos que corriam no rali. Ao contrário do grupo A, o B tinha regras de limitação de tecnologia, peso, potência, projetos e homologação mais brandas, atraindo muitas montadoras que viram uma chance de conseguir vitórias e subsequente publicidade sem a necessidade de lançarem novos modelos de rua para isso. Não existiam quaisquer limites tanto de peso quanto de potência do motor, o que gerava verdadeiros monstros de corrida que atraíam cada vez mais espectadores do mundo todo. Foi a era de ouro para os Audis, Porsches, Lancias, Rovers, Peugeots, Renaults e várias outras, que rasgavam as estradas e trilhas europeias com seus motores que não raro chegavam a insanos 500 cavalos de força. Era um verdadeiro espetáculo de roncos, derrapadas e espirros de turbo.



Porém, como não existiam regras limitando a potência dos carros, tanto os custos para competir quanto o número de espectadores aumentou progressivamente, e, ao passo que a potência dos carros aumentava, cresciam também o número de pessoas que se acumulavam nas beiradas da pista para assistir, formando verdadeiros paredões de gente. Nem precisa imaginar o "strike" que acontecia quando um piloto perdia o controle numa curva - e muitos desses strikes aconteceram, como o fatídico acidente no rally de Portugal, no qual 4 pessoas morreram.



Cena corriqueira do Grupo B. Imagine quando o carro perdia o controle.


O Grupo B foi extinto em 1986, devido tanto aos riscos para pilotos e espectadores quanto à gritante briga por audiência que tinha com a Formula 1. Os carros do Grupo B, no entanto, tiveram vida mais longa: carros como o MG Metro 6R4 e o Ford RS200 continuaram correndo até 1992 no Campeonato Europeu de Rallycross, de onde foram banidos em 1993. Entretanto, jamais esqueceremos do ronco dos motores do Audi S1, soprando o turbo com vontade. Vejam só esse vídeo com os melhores momentos e reparem na imensidão de gente acumulada na beira da trilha, confiando plenamente na habilidade do piloto:




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